How to improve your listening in Brazilian Portuguese {with Marco Antonio}
Oi oi pessoal e bemvindos a mais episódio aqui do Carioca Connection, meu nome é Alexia e eu estou muito bem acompanhada do?
Marco Antonio:Meu pai, eu no caso. Marco, Alexias Father. Ou o pai da Alexia.
Alexia:O pai da Alexia, exatamente, bemvindo pai.
Marco Antonio:Muito obrigado filha.
Alexia:Tudo bem? Yes. Ótimo. Então pai, hoje vamos falar sobre assunto pessoal.
Marco Antonio:Hum.
Alexia:O assunto pessoal que eu acho que isso vai inspirar muitas pessoas.
Marco Antonio:Certo, vamos falar do meu aparelho auditivo é isso?
Alexia:Aparelho auditivo, exatamente. Primeiro, aparelho é uma palavra que muita gente que aprende português tem muita dificuldade em falar por causa do l h. Então qualquer palavra com l h, como é que você fala aparelho?
Marco Antonio:Aparelho.
Alexia:Com a sua língua. Aparelho. Isso onde é que está a sua língua?
Marco Antonio:No céu da boca.
Alexia:Atrás dos dentes né?
Marco Antonio:Atrás do dente, pronto foi lá no céu da boca e voltou aparelhou.
Alexia:Boa. Então, então estamos aqui, juntos pra falar sobre isso. Pai resumidamente, quando que você percebeu que você precisava de aparelho auditivo?
Marco Antonio:Há uns três anos, mas eu resisti bravamente até me render e ir procurar, eu achava que era uma coisa e a outra maravilhosa.
Alexia:Tá mas recentemente nós fomos pro jantar de Páscoa.
Marco Antonio:Sim, eu não escutava nada do que você falava e nem o Foster e o barulho do do restaurante enfim, eu falei meu Deus, eu não estou escutando nada. Então, eu resolvi ir no no numa firma muito boa chamada vedex com w vedex vedex não sei como é que chama e lá eles me colocaram aparelho de último tipo que minha vida mudou, eu saí de lá escutando, eu não escutava, aí é que eu vi o quanto eu não escutava, vou dar apenas detalhe, aquele barulhinho que faz no sinal quando o sinal abre pra pra pra deficientes visuais, faz eu não escutava aquilo eu passei a escutar pra vocês verem a perda auditiva que eu tinha.
Alexia:Assim que o meu pai começou a fazer o teste com o aparelho, nós saímos de lá do consultório viemos aqui pra casa. E a médica colocou o aparelho com uma menor porcentagem ainda daquilo que ele precisava ou seja, meu pai sem o aparelho ele perdeu quarenta e cinco por cento da audição, então quando se coloca o aparelho você corrige né essa porcentagem. Então ela deve ter colocado, sei lá pra ele escutar com setenta e cinco por cento, ao invés de cem. Ele chegou aqui em casa e eu conversando com ele, ele olhava pra mim e falava, filha fala abaixo, você não precisa falar gritando comigo.
Marco Antonio:É verdade.
Alexia:Fala baixo.
Marco Antonio:É verdade. Não o 0 é impressionante, inclusive uma coisa que quem está escutando e e acha que que deve colocar, por favor coloque pelo seguinte, quando você não escuta você vai se abstraindo das conversas, você vai ficando retraído
Alexia:Você se exclui auto exclui né?
Marco Antonio:Falta confiança, uma pessoa do outro lado da mesa fala, você não escuta, você não participa da conversa, realmente vale a pena e outra é absolutamente invisível.
Alexia:É mesmo.
Marco Antonio:Ninguém vê.
Alexia:É mesmo.
Marco Antonio:Eu eu recomendo.
Alexia:Você recomenda e, me conta uma coisa, nós eu e Filcher que escutamos ainda muito bem né não precisamos de aparelho auditivo, nós não temos uma opção que você tem, que é quando está com muito barulho ou desaparecida você tem lá a opção de fazer mais o né? De fazer o confortável ou então escutar mais agudo, menos agudo.
Marco Antonio:Sim sim, eu posso controlar minha audição. Isso, excelente, é muito bom. E uma outra coisa, quando você tá na rua, o barulho do trânsito, ambulância, etcétera, você coloca em conforto e tudo fica suave. Você escuta muito bem, mas fica suave.
Alexia:E barulho de talheres.
Marco Antonio:Brilho incomoda muito quando você está no no modo normal. Quando você coloca conforto, ele cai bastante e você pode também abaixar e levantar o som.
Alexia:Aumentar. Aumentar ou aumentar.
Marco Antonio:Abaixar ou aumentar o som?
Alexia:Está bom. E, o pessoal obviamente não pode tomar banho com isso, não pode entrar numa piscina com isso, não pode nadar ou seja água, tirando isso Que mais?
Marco Antonio:Isso pode fazer tudo, eu tiro pra dormir, deixo carregando, eu no dia seguinte coloco a hora que eu quiser, principalmente quando eu saio é claro, ou escutar televisão, antigamente eu escutava televisão aos berros e não achava que que que e agora eu escuto normalzinho tudo bem Música? Hein? Música Música você coloca no modo música, no no celular, no telemóvel, e você então tem som puríssimo de cristal, uma delícia.
Alexia:Bom então estamos felizes com isso né?
Marco Antonio:Muito muito mesmo, muda a qualidade de vida cem por cento.
Alexia:Então qual seria a sua o seu conselho pras pessoas pra quem está começando a perceber que está perdendo pouco da audição?
Marco Antonio:Faz rapidamente uma exame auditivo né que vai dizer quanto é que você tem e vai direto para uma loja de aparelho e compra para sua vida vai mudar.
Alexia:Ótimo. E pai como que mudou a sua vida assim coisas que você voltou a descobrir na sua vida por causa de uma audição boa como é que está?
Marco Antonio:Alex, basicamente eram sons que eu não escutava, então é mundo novo, tudo é novo por exemplo eu ia num num consultório médico, então chamavam pelo nome. Antigamente eu escutava mais ou menos, eu tinha que perguntar duas, três vezes pra pessoa, está me chamando, Marco Antônio, tal, e de repente você escuta claramente os sons da da da praça onde eu moro, cachorro latindo, passarinho cantando, você começa a escutar tudo.
Alexia:E nós estamos ao cinema.
Marco Antonio:Sim, ao cinema também você consegue escutar normalmente né, EEE isto daí é o seguinte, mesmo que você tenha dez por cento de perda, quinze por cento de perda, faz uma diferença incrível. É o cristão novo falando, aquele que que é tão tão tão vidrado com, vidrado é apaixonado pelo pelo aparelho que te faz voltar a escutar bem, que que eu que eu recomendo pra todo mundo até pra bebê de seis meses de idade pra todo mundo.
Alexia:Agora eu sei uma coisa ruim. Uma coisa de voltar a escutar bem.
Marco Antonio:Sim.
Alexia:Moto.
Marco Antonio:Meu Deus do céu, dá vontade de proibir motos sabia? Eu não tinha noção de do porque é uma loucura, a moto realmente é uma loucura, sirene, aquela intermitente. Eu vou ter que
Alexia:ter sido. Sirene é uma emergência a gente entende agora moto.
Marco Antonio:Não moto é inacreditável, carro com escapamento aberto, coisas assim é muito muito chato.
Alexia:Está bom pai então olha obrigada por ter feito mais esse episódio com a gente e até a próxima.
Marco Antonio:Até a próxima. Tchau. Tchau.