Divertida-mente (Talking about emotions in Brazilian Portuguese - Part 1)

Divertida-mente (Talking about emotions in Brazilian Portuguese - Part 1)

Alexia:

Oi oi pessoal e bemvindos a mais episódio do Carioca Connection. Meu nome é Alexia e eu estou muito bem acompanhada do

Foster:

Oi, Alexia. Oi, gente. Está tudo bem?

Alexia:

Tudo bem e com você?

Foster:

Está tudo ótimo, porque a gente vai falar sobre uma coisa super legal hoje que foi uma ideia que a Alexia trouxe. Alexia, você quer apresentar o tema do episódio?

Alexia:

Sim. Hoje nós vamos falar sobre dois filmes que nós assistimos. O primeiro filme foi nos Estados Unidos e o segundo foi aqui em Portugal. É uma sequência, né? E o filme é o Divertidamente.

Foster:

Que em inglês, intide Out e intide Out to, que são filmes do do Disney, do Pixar e eu pessoalmente adorei, eu acho que você gostou muito também, então a gente queria trazer esse filme e as coisas, e então explicar Alexia, sobre o que o filme é sobre o que?

Alexia:

Bom, primeiro que já começa com o título em português que é muito legal, que é o Divertida mente, não é uma palavra única, tem tem o tracinho, então a primeira parte é divertida, tracinho mente.

Foster:

Teeper Divertidamente.

Alexia:

Isso. Então a primeira parte da palavra é de diversões, né de, parque de diversões, é a Musement Park,

Foster:

sabe? Sabe uma coisa divertida, é fã.

Alexia:

E o mente vem de mind, vem da dentro da nossa cabeça. Então, eu achei o nome em português muito inteligente, muito legal.

Foster:

Sim, acho que é muito mais legal do que o nome em inglês, pelo menos é muito mais criativo Sim. Gostei.

Alexia:

Que o nome em inglês é inside Out, né?

Foster:

Sim. Mas só pra dar pouquinho de contexto, a Alexi quer assistir os dois filmes há muito tempo.

Alexia:

O primeiro né? Principalmente porque o segundo acabou de sair. Então o primeiro saiu em dois mil e quinze.

Foster:

Sim, mas já, há alguns meses você está falando tipo, vamos assistir. E finalmente nos Estados Unidos assistimos o primeiro, e realmente foi ótimo. Mas Alex se você quer explicar, por que, você queria assistir o filme? Basicamente sobre o, 0 filme é sobre o quê? A minha pergunta é a mesma.

Alexia:

Bom, eu, o filme é sobre uma menina, que se chama Riley, e mostra, ela desde criança, né, desde bebê e até ali a préadolescência e ela aprendendo a lidar com as suas emoções. Ela aprender, ela descobrindo o que que são as emoções primárias dela, né? E.

Foster:

É, eu tirei que é filme sobre emoções.

Alexia:

Sim. Só que a forma como eles colocam no filme é muito interessante, é como se tivessem as emoções dentro da nossa mente, com uma mesa de controle e que, de acordo com cada situação do dia que a Riley passa, uma certa emoção toma conta daquilo e as decisões são feitas de acordo com as emoções, certo? E aí tem toda a parte por trás, por exemplo. É como você constrói a sua personalidade, quais são os pilares mais importantes pra você que tem a família, tem os amigos, tem os brinquedos e etcétera. Então você vai construindo, né, a sua personalidade com aquilo.

Foster:

Realmente, bom, é filme criado pra crianças, mas eu acho que qualquer adulto ia amar também.

Alexia:

Eu acho que essa coisa que a gente normalmente esquece sobre a Disney, Pixar, é que a maior parte dos filmes que são entre aspas para a criança, os pais, os adultos dessa criança também assistem junto. Então é uma coisa que também é muito importante pros adultos. Os fracking, é isso. O ursinho Pooh, foi feito pra adulto. Sim.

Alexia:

É literalmente isso Claro. Você tem a tristeza, você tem a felicidade é lá no ursinho Pu, e é exatamente isso.

Foster:

É os filmes, os pais vão levar, as crianças pro cinema então, tem que ser bom pros dois.

Alexia:

É.

Foster:

Mas, esse filme Divertiidamente, especificamente, eu gostei muito porque a gente já fala muito sobre emoções, saúde mental, eu acho que foi uma forma bem legal de apresentar esse tema. É, pro mundo, né?

Alexia:

Eu acho eu acho incrível porque principalmente pra para país como os Estados Unidos que ainda é muito tabu, né? Você falar sobre as emoções, você ir para psicóloga, você fazer isso. Você ver filme falando sobre isso, né, e sendo sucesso de bilheteria já diz muito assim.

Foster:

É. Então Alex, você quer falar sobre as cinco emoções?

Alexia:

Sim, então no primeiro filme, cinco emoções foram apresentadas. Eu só quero fazer disclaimer aqui, uma notinha. Pra quem é a profissional da da área, né, psicólogas, psicanalistas, psiquiatras, etcétera, obviamente devem ter muito o que apontar que não é bem assim, que isso acontece, certas emoções são introduzidas antes ou depois, enfim. Mas, eu acho que para o resto do mundo que é leigo no assunto, é muito bom.

Foster:

Filipa. Mas que é filme pra crianças é do Disney, né? Claro que não, vai ser, tipo, totalmente cem por cento

Alexia:

real. Sim. Então as cinco primeiras emoções que são apresentadas no Divertidamente são, alegria.

Foster:

Alegria, que é a principal personagem principal, que em inglês se chama Joe.

Alexia:

Isso. Aí a outra é tristeza.

Foster:

Sadness.

Alexia:

Depois vem raiva.

Foster:

Anger.

Alexia:

Depois temos o medo. Fear. E depois temos o 0 nojinho, o nojo. Nojinho. É.

Foster:

Nojo, que em inglês é desgaste.

Alexia:

Exatamente.

Foster:

Então Alice, qual foi a sua, emoção preferida

Alexia:

Eu não acho, eu não acho, não, não dá pra escolher, porque eu me identifico com todas ali.

Foster:

Bom, eu amei tristeza, porque a voz dela, feliz do programa The Office, que aliás a gente já gravou episódio sobre a série The Office.

Alexia:

E o nojinho é a?

Foster:

É a Kelly, também, do The Office. Sim. Mas eu achei tristeza com a voz dela e a apresentação foi perfeita pra mim.

Alexia:

Sim, o 0, eu acho que assim, o que eu gostei mais do filme, foi que eles fizeram muito bem em mostrar que alegria pode também existir junto com a tristeza e viceversa, que precisa do outro. É. Você não pode só ser alegre, assim como você não pode só ser triste, sabe? Você não pode só ter medo. Você também pode sentir, nojinho daquela situação ou daquela pessoa e está tudo bem.

Alexia:

Então eu acho que pra mim o mais importante do do desse primeiro filme foi exatamente isso, mostrar que as emoções elas existem e podem coexistir. Você é uma pessoa única, né? Então as emoções, elas meio que te ajudam a lidar com as coisas do dia a dia e tem vezes que você está mais triste do que outros, mas está tudo bem, está tudo ótimo. E é isso.

Foster:

Nós seres humanos somos uma uma mistura de coisas, emoções, não é uma coisa só, mas você tinha uma emoção que, você realmente te identificou mais com essa

Alexia:

Eu gostei muito do medo. Porque o medo é, planejador, adoro. Ele sabe exatamente o que que é necessário para tudo, para não ter medo, então eu me identifiquei muito nesse momento da minha vida com medo.

Foster:

Eu acho que faz sentido que eu escolhi tristeza e você medo.

Alexia:

Pessoal nós estamos bem, tá? Está tudo certo aqui.

Foster:

Estamos muito bem. Bom Alexi você quer falar sobre o segundo filme, Em, no próximo episódio?

Alexia:

Sim, claro que sim.

Foster:

Está bom. Então sem spoilers, mas o próximo episódio, a gente tem mais emoções, é pouco mais avançada. Também super legal.

Alexia:

Sim, então pronto, então até ao próximo episódio.

Foster:

Tchau.

Alexia:

Tchau.

© 2023 Carioca Connection - Brazilian Portuguese Conversation