
Caminhar e conversar com Carioca Connection
Oi oi pessoal e bemvindos a mais episódio do Carioca Connection. E dessa vez estamos, live, no lá de fora. No parque da cidade do Porto. E estamos gravando com o nosso Zoom. Ou seja, nós 2 estamos gravando de, único lugar, não tem 2 microfones.
Foster:É, são 2 coisas pra começar, Alexia. Você falou que estamos gravando ao vivo. Não é sempre o caso?
Alexia:É sempre o caso, mas ao vivo do lado de fora eu complementei.
Foster:Ao vivo as cores. E também você falou que estamos gravando só com o zoom. Isso quer dizer, só a máquina de gravação, sem microfones, certo?
Alexia:Exatamente. E, nós viemos hoje passar amanhã, no parque da cidade. Para a gente conversar, aproveitar a natureza. Está dia lindo de primavera, quase verão. Isso significa que eu estou morrendo de alergia?
Foster:Sim, mas pra quem não escutou os últimos episódios. Acho que, podemos falar que foi mês intenso. Você concorda com isso?
Alexia:Eu concordo.
Foster:E 1 coisa que eu, eu pessoalmente, adoro fazer, pra relaxar e ficar renovado, renovado digamos, é caminhar no parque. Então eu coloquei no nosso calendário, hoje 2 horas no parque Walking Talk. Como que você fala isso em português Alexia?
Alexia:Eu acho que é, conversar e caminhar. Né? Conversar e caminhar.
Foster:Então, conversar e caminhar. Depois de ter caminhado por mais de, 2 horas, mais ou menos. Como é que você está sentindo?
Alexia:Eu amo aqui. É, o nosso plano não era ter vindo para o parque da cidade do Porto, e sim para o Serra Alves, que nem já gravou vários episódios lá. Mas o parque de Serra Alves está fechado, porque eles estão fazendo o evento, então o Foster ficou muito triste. Aí a gente, veio pra cá.
Foster:E enquanto a gente estava caminhando, e conversando, assunto que falamos muito sobre é o descanso. Como descansar da Baobá Chi? Mês, meses, ano muito intenso. E pra mim caminhar, passear no parque, é 1 1 das formas que eu descanso. E pra você Alexia?
Alexia:Também e eu acho que, também pelo fato de que, hoje em dia. Eu dou muito mais valor aos dias de sol, comparado com quando eu morava no Rio de Janeiro. Porque eu, no Rio o ano inteiro, tem sol, né? Aqui quando faz sol, no porto e não está chovendo e está dia gostoso pra se caminhar. Arenxia se sente entre aspas obrigado a aproveitar.
Alexia:Então, isso foi. É foi a melhor escolha que a gente pode ter feito. Para 1 hoje é terça, não é? Para 1 terçafeira.
Foster:Hoje é terça e também Alex, a semana passada, se não me engano, marcou 6 anos em Portugal para você. Como é que você está se sentindo, sobre isso? Morar no Portugal por 6 anos?
Alexia:Foi dia 10 de maio, que eu cheguei. Nossa, eu não tenho muitas palavras. Eu acho que eu sou muito grata, ao que essa cidade, esse país, tem me dado, todos os dias. Não foi 1 mudança fácil, não foi 1 decisão simples, eu acho que nunca é. Pelo menos.
Alexia:Não sei, não sei tem gente que acha que é muito fácil mudar de país ou mudar de lugar eu acho que. Eu acho que não é, enfim.
Foster:É, eu acho que é 1 coisa que, muitas pessoas não. Todo mundo acha que ah não é legal morar em Portugal ou até no Brasil. Mas, realmente escolher viver 1 vida internacional, não é pouca coisa não. Isso quer dizer que, a metade ou até a maior parte do seu tempo, senão vai estar com sua família, amigos. Mas enfim, 6 anos.
Foster:Parece muito para você? Tipo passou rápido?
Alexia:Passou bastante rápido principalmente com a pandemia. No meio. Eu acho que isso fez 1 grande diferença também. Eu, não sei eu acho que em relação à saúde, à, adaptação, em geral acho que a gente fez muito bem e foi 1 escolha muito boa, mas a Inês perde muita coisa né? Eu perdi vários casamentos de amigos, eu perdi vários aniversários de amigos, eu perdi, o nascimento do nosso sobrinho, a gente, perde muita coisa, estando fora mas ao mesmo tempo.
Alexia:É a nossa cidade, né? É o nosso país, é onde a gente escolheu estar.
Foster:Bom, por enquanto é, nossa cidade, é nosso país, mas. Alex, só pra voltar, com o assunto de português e aprender português, eu lembro quando a gente estava ainda, quando a gente ainda estava morando no Brasil, no Rio, eu sentei, passava, passeava?
Alexia:Passava? Não sei o que que você quer falar.
Foster:Tipo eu caminhei na Lagoa, no Rio de Janeiro, ou até na praia ou parque. E eu fiz exatamente isso pra, aprender e daí melhorar o meu português. Caminhei, está lá aí comigo mesmo, falando sobre as coisas, Que eu vi na rua, por exemplo, a gente está na frente de lago. É dia bonito, está sol, tem passarinhos, gaivota, que mais que tem?
Alexia:É tem 1 menina pegando sol de biquíni do nosso lado e 1 coisa que eu não sei se você se percebeu, esse banquinho que está na nossa frente. Ele não estava assim quando a gente chegou.
Foster:Sim, dá pra mim mudar a
Alexia:O layout do banquinho.
Foster:Você não sabia disso, não?
Alexia:Pensei que eles eram fixos?
Foster:Não.
Alexia:É? Bom, enfim. Eu acho que a gente quis gravar esse episódio só pra relembrar vocês, o quão importante é sair pouco da rotina, e cuidar de vocês mesmos, e cuidar da cabeça, porque é muito fácil você se deixar levar pelas preocupações do dia a dia, e às vezes colocar no calendário, é, 2 horas na natureza, no parque, em frente ao mar, em frente ao lago, sozinho ou acompanhado, é muito importante pra você continuar, o seu dia a dia.
Foster:Sim, é muito importante e nunca faz mal, né?
Alexia:É isso.
Foster:Muito obrigada Alexia, mais alguma coisa pra, encerrar o nosso passeio?
Alexia:Não? Muito obrigada.
Foster:Obrigado até o próximo episódio.
Alexia:Tchau.